Quem Somos

A ZR Consultoria é uma empresa especializada em consultoria empresarial, voltada para o gerenciamento, planejamento e Curso de Gestão Financeira, além de prestar serviços de Controladoria, Auditoria e ….. Continue lendo…

CONTATOS

Endereço: Alameda Santos 200, 1º Cj. 11
Cep: 01418-000 | São Paulo – SP
Telefone:  (11) 5071-1391
Email:
cotato@zrconsultoria.com.br

PIX: saiba o que é e se ele pode ser usado por pequenos empreendedores

PIX

Desde agosto deste ano o Banco Central vem divulgando o lançamento do Pix, uma plataforma de pagamentos instantâneos que promete benefícios a pessoas físicas e jurídicas. 

Para os empreendedores, especialmente os pequenos e médios, o Pix representa a redução de custos de taxas e mais dinheiro no bolso. 

Saiba mais sobre a plataforma de pagamentos e como ela irá impactar no cotidiano do pequeno empresário neste artigo da ZR Consultoria Financeira

O que é Pix?

De acordo com o Banco Central, o Pix é uma plataforma que visa facilitar transações de transferências financeiras entre contas do mesmo banco ou entre contas de diferentes bancos. 

Assim, com o Pix, as transferências tradicionais por DOC e TED poderão ser substituídas, já que a plataforma oferece alto nível de segurança, rapidez nos pagamentos e zero custo para os correntistas. 

O Pix, que entrará em operação a partir de 16 de novembro, permitirá a realização de transações financeiras por meio de smartphones. O serviço, disponibilizado 24 horas por dia, sete dias por semana, facilitará os pagamentos em questão de segundos.

Acredita-se que, em breve, operações com cartão de débito, boletos, dinheiro em espécie, DOC e TED poderão ser dispensados, inevitavelmente.

Como fazer cadastro no PIX, plataforma de pagamentos instantâneos?

Para obter os benefícios dessa nova ferramenta de pagamento, os clientes devem ter uma conta ativa, pessoa física ou jurídica, em uma instituição financeira. 

Além disso, também são válidas as contas em cooperativa ou empresa de meios de pagamento (a exemplo do Mercado Pago). 

Contudo, verifique se essas instituições estão participando do ecossistema do Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI) do Banco Central (Bacen). 

Depois, é necessário criar uma chave Pix, que é, basicamente, o dado essencial para poder enviar um Pix a alguém.

São aceitos como chaves os seguintes dados: CPF ou CNPJ, e-mail, número de telefone celular ou uma chave aleatória.

Quais as vantagens do Pix?

Ao cadastrar o PIX, os empreendedores terão como benefício a isenção de taxas, o que, consequentemente, gera mais recursos no bolso dos empresários e no caixa das  empresas. 

Além disso, na comercialização de um produto ou serviço, o dinheiro é liquidado  em tempo real na conta corrente da sua empresa. Isso é possível porque não há a necessidade de pagar intermediários.  

Gostou das vantagens do Pix? Se você ainda tem dúvidas sobre essa pauta, entre em contato com a equipe da ZR Consultoria Financeira

Somos especialistas em planejamento financeiro empresarial e oferecemos cursos em gestão financeira para você aprender a gerenciar seu negócio com a máxima eficiência! 

José Rubens
José Rubens

José Rubens Alvarez é um economista especializado em controladoria e Curso de Gestão Financeira. Atualmente é o sócio/administrador da ZR Consultoria.

Falar com Consultor