2022 pode ser um ano muito promissor e de grande crescimento para o seu negócio. Mas, para isso acontecer, considere elaborar um planejamento financeiro empresarial.
Muitas pequenas e médias empresas não elaboram seu planejamento financeiro empresarial para o ano seguinte por falta de tempo ou por achar menos necessário.
Contudo, o fato é que esse documento vai dar todas as diretrizes que sua empresa precisa para aproveitar oportunidades e superar desafios.
E a ZR Consultoria Financeira tem várias dicas que vão ajudá-lo a construir seu planejamento financeiro empresarial com mais eficiência e rapidez.
O que é o planejamento financeiro empresarial?
O planejamento financeiro empresarial é o processo de desenvolvimento de metas de curto e longo prazo para o seu negócio.
É comum que as empresas privadas já com uma jornada sólida quase nunca façam o planejamento financeiro corporativo.
No entanto, os problemas diretos e indiretos que a falta de planejamento financeiro cria podem ser inúmeros. Por exemplo:
- Falta de direção e foco para os assuntos financeiros;
- Ausência de definição e de mensuração de métricas de gestão;
- Pouca adesão dos funcionários;
- Gastos excessivos de recursos;
- Preços incorretos de seus produtos ou serviços.
Tudo isso pode atrasar e comprometer muito o desempenho do seu empreendimento em 2022. Por isso, afaste todos esses percalços com as dicas que listamos abaixo.
3 Dicas de planejamento financeiro
Veja como começar o ano de 2022 com o pé direito nas finanças corporativas:
Atualize o planejamento de acordo com as mudanças fiscais e tributárias
O início do ano é geralmente quando as novas leis, regras e regulamentos fiscais e tributários que foram aprovados no ano anterior são lançados.
Desse modo, existe algum que possa impactar seu negócio? Caso sim, já inclua essas alterações em novo planejamento para o ano corrente.
Normalmente, as mudanças que mais impactam são: aumento de salário mínimo, cobranças de impostos, entre outros.
Antecipe as próximas despesas internas
Grandes despesas podem pegar as empresas desprevenidas e prejudicar até mesmo o orçamento mais bem elaborado das pequenas empresas. Portanto, faça uma pesquisa sobre quais despesas sua empresa terá ou poderá ter no próximo ano:
- Renovação de contratação de software
- Possível aumento de aluguel do espaço alocado para a empresa
- Renovação de contratação de algum serviço terceirizado
- Investimentos em novos equipamentos
- Contratação de mais mão de obra especializada
Estimativa de receitas e de despesas
Esta é a parte do planejamento financeiro com a qual os empreendedores mais se preocupam.
Baseia-se na receita obtida no ano anterior e as despesas incorridas em 2021, seguindo para uma projeção de despesas e receitas para o próximo ano.
Considere, então, as contas variantes (como água e eletricidade) que podem flutuar ao longo do ano, bem como seus custos fixos.
Além disso, analise se as margens de lucros definidas permitem à empresa ter condições de investir e crescer, podendo também pagar despesas imprevistas.
Seguindo as sugestões da ZR Consultoria Financeira, uma empresa com muita experiência no segmento econômico, você certamente terá muito sucesso em 2022.
Desejamos um feliz e próspero ano novo aos nossos clientes e a você!