Quem Somos

A ZR Consultoria é uma empresa especializada em consultoria empresarial, voltada para o gerenciamento, planejamento e Curso de Gestão Financeira, além de prestar serviços de Controladoria, Auditoria e ….. Continue lendo…

CONTATOS

Endereço: Alameda Santos 200, 1º Cj. 11
Cep: 01418-000 | São Paulo – SP
Telefone: 11 5071-1391
Email:
cotato@zrconsultoria.com.br

Planejamento Financeiro para PMEs: saiba como manter o fluxo de caixa

fluxo de caixa para pme

Os gestores de pequenas e médias empresas que buscam obter sucesso nos negócios e ampliar as vendas precisam ter nas mãos um planejamento financeiro sólido e realista. O controle do fluxo de caixa é um item primordial dentro do planejamento, especialmente no caso de empresas que estão nos seus primeiros anos de vida.

Em 2016, um ranking divulgado pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) que analisava a educação financeira em 30 países apontou que o Brasil estava na 27ª posição.

De fato, o Brasil não é um lugar onde a educação financeira é passada de pai para filho e ainda na fase da infância. A falta de conhecimento e de habilidades com o dinheiro no âmbito familiar pode se estender para a vida empresarial, comprometendo a saúde dos negócios.

Sendo assim, se você é dono de uma pequena ou média empresa, é válido aprender a organizar suas finanças, apostando em um planejamento financeiro que dê foco à gestão de custos e fluxo de caixa. Confira algumas dicas que compilamos neste post!

Planejamento de fluxo de caixa – uma chave para o planejamento financeiro

Você tem conhecimento de fluxo de caixa? É importante gerenciar a saúde financeira da sua empresa, não importa o porte dela. Uma das melhores maneiras de ajustar fiscalmente é controlar com perícia o volume de dinheiro que entra e que sai do caixa do seu empreendimento (mensalmente e anualmente).

Um dos alicerces fundamentais para a criação de riqueza e a segurança financeira de longo prazo é gastar menos do que lucra. Muitas empresas, na avidez de ampliar os negócios, caem na armadilha do excesso de gastos e da construção de dívidas.

O verdadeiro planejamento de fluxo de caixa envolve entender alguns elementos: origem de entrada, saída do montante e quais opções são apropriadas em relação ao seu plano financeiro geral. É um processo ativo e contínuo. Alguns desses componentes incluem:

Sistema on-line ou planilhas para controle de fluxo de caixa

É importante acompanhar suas receitas e despesas e registrar quaisquer alterações no plano. Para isso, é possível utilizar um software próprio, um site on-line ou uma planilha de orçamento personalizada. O importante é começar!

Depois de escolher o método de controle de caixa e gestão de custos que funciona melhor para você, analise suas despesas e divida-as por categoria. À medida que você trabalha nesse processo, procure por áreas de desperdício e formas de reduzir gastos desnecessários.

Por exemplo: sua empresa precisa realmente funcionar em dois andares, ou apenas duas salas seriam essenciais para abrigar seu escritório?

Busque um consultor especializado em finanças!

Revise sua declaração patrimonial com um consultor especialista em gestão financeira ao final de cada ano. Defina também qual parte do aumento da margem de lucro veio da economia. Assim, você pode analisar se está no caminho certo com as metas de planejamento de longo prazo. Se você aderir ao seu plano de fluxo de caixa, seu patrimônio líquido deve colher os benefícios!

Precisando de auxílio de consultores especializados em gestão financeira, fluxo de caixa e gestão de custos? Fale com a ZR Consultoria. Nós temos os melhores profissionais para indicar os melhores caminhos!


Entre em contato


Voltar para o blog

José Rubens
José Rubens

José Rubens Alvarez é um economista especializado em controladoria e Curso de Gestão Financeira. Atualmente é o sócio/administrador da ZR Consultoria.

Falar com Consultor
× Falar com Consultor Empresarial