Quem Somos

A ZR Consultoria é uma empresa especializada em consultoria empresarial, voltada para o gerenciamento, planejamento e Curso de Gestão Financeira, além de prestar serviços de Controladoria, Auditoria e ….. Continue lendo…

CONTATOS

Endereço: Alameda Santos 200, 1º Cj. 11
Cep: 01418-000 | São Paulo – SP
Telefone:  (11) 5071-1391
Email:
cotato@zrconsultoria.com.br

Plano de contas: o que é e como montar um para a sua empresa

Plano de contas o que é e como montar um para a sua empresa

Navegue por tópicos!

Se você é um empreendedor ou gestor financeiro de uma empresa, certamente já deve ter avaliado um Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE) ou um Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC).

Ambos os relatórios são, de fato, fundamentais na análise da situação financeira e econômica de uma empresa. Mas apenas ter e analisar esses relatórios de forma separada não é algo que ajuda na gestão eficiente da sua empresa. 

Para que isso aconteça, é preciso alinhar a estrutura de contas do seu negócio, ou seja, fazer um plano de contas. 

Assim, no plano de contas você poderá detalhar cada tipo de conta e, posteriormente, saber onde está acertando ou errando na gestão financeira. 

Sendo assim, vamos conhecer melhor sobre o plano de contas e como criar um para o seu negócio, independentemente do segmento de atuação. 

O que é um plano de contas?

De modo mais simples, o plano de contas reúne todas as contas que representam todas as movimentações econômicas, financeiras e eventos no período de atividade das operações empresariais. 

Portanto, podemos considerar que a estrutura elaborada do plano de contas vai auxiliar os empreendedores e gestores a nortearem os registros contábeis das operações. 

O plano é, então, uma base para a produção de documentos como o Demonstrativo de Fluxo de Caixa, o Demonstrativo de Resultados do Exercício e o Balanço Patrimonial. 

Estrutura de um plano de contas

Pensar na estrutura do plano de contas é algo essencial para a administração do negócio. Além disso, permite uma análise mais minuciosa acerca da situação econômico-financeira da sua empresa.

Afinal, esse plano é a ferramenta que possibilita organizar e categorizar todos os dados financeiros empresariais, definindo padrões para o registro das operações da empresa.

Desse modo, a estrutura do plano abrange as seguintes categorias:

Ativos (abrange receitas)

Contas que representam os bens da empresa, os recebíveis e tudo o que faça parte do patrimônio, gerando lucros para as companhias. Por exemplo, dinheiro em caixa, investimentos de curto a longo prazos, máquinas e equipamentos, estoque de produtos, dentre outros. 

Passivos (abrange despesas)

Todas as contas que representam despesas que as organizações devam pagar: empréstimos, financiamentos, folha de pagamento de funcionários, fornecedores, entre outros. 

Mas cabe ressaltar que, embora exista uma estrutura-base, a modelagem do plano pode variar para atender às necessidades de cada negócio. 

Contas sintéticas e analíticas

Dentro dos grupos de ativos e passivos existem as contas sintéticas (ou contas agrupadoras) e as Contas Analíticas, um subgrupo que apresenta maior detalhamento das contas. 

Como fazer um plano de contas contábil?

Além de dedicação e foco nessa atividade, é importante que empreendedores e gestores contem com a participação de profissionais especializados em gestão financeira e contábil. 

Assim, esse profissional poderá criar a estrutura do plano de contas contemplando uma lista das contas: Receitas, Despesas, Custos,  e Investimentos. 

Ademais, a empresa poderá optar por um plano de contas mais simples ou por um mais complexo dependendo do quão profunda deverá ser a análise da situação financeira da organização. 

Na hora de estruturar o plano, muita atenção às nomenclaturas usadas, que deverão seguir um padrão, facilitando a compreensão de todos os envolvidos. 

Mas todas as questões podem ser orientadas por uma empresa qualificada como a ZR Consultoria Financeira, que há anos atua orientando pequenas, médias e grandes empresas com uma consultoria financeira eficiente e transparente.

Fale conosco! 

José Rubens Alvarez
José Rubens Alvarez

José Rubens Alvarez é um economista especializado em controladoria e Curso de Gestão Financeira. Atualmente é o sócio/administrador da ZR Consultoria.

Falar com Consultor
Quais são as contas do balanço patrimonial
Blog

Quais são as contas do balanço patrimonial?

O balanço patrimonial é um dos demonstrativos financeiros e contábeis mais importantes na gestão de um negócio. Ele é composto pela discriminação de ativos e

Falar no Whatsapp
1
Fale com um consultor!
Precisa de ajuda?
Fale agora com nosso equipe especializada.