Quem Somos

A ZR Consultoria é uma empresa especializada em consultoria empresarial, voltada para o gerenciamento, planejamento e Curso de Gestão Financeira, além de prestar serviços de Controladoria, Auditoria e ….. Continue lendo…

CONTATOS

Endereço: Alameda Santos 200, 1º Cj. 11
Cep: 01418-000 | São Paulo – SP
Telefone: 11 5071-1391
Email:
cotato@zrconsultoria.com.br

Por que devo fazer uma avaliação econômica da minha empresa?

avaliação econômica de empresas da minha empresa

A avaliação econômica de empresas é um serviço oferecido por muitas consultorias financeiras a seus clientes. De fato, esse trabalho é essencial para mapear a situação econômico-financeira de pequenas, médias e grandes companhias. 

Ao usar uma metodologia de análise financeira, é possível elaborar um retrato do quanto uma empresa dispõe de capital e o quanto poderá investir dentro de meses ou anos. 

Por que é feita a avaliação econômica de empresas e sua situação econômica?

Em suma, esse tipo de avaliação leva em conta o balanço patrimonial e do DRE – Demonstrativo de Resultado do Exercício. Então, com base nesse estudo, analistas financeiros e consultores conseguem compreender melhor inúmeros índices e indicadores. 

Com isso, empresários e gestores recebem em mãos algumas ferramentas para avaliar os custos e benefícios de novos investimentos.

Ou seja, a análise financeira permite aos gestores saberem quanto e quando investir em novos equipamentos, novos produtos, contratações e até a abertura de uma filial. 

Além do balanço patrimonial e do DRE, outras variáveis também são estudadas, a fim de ajudar numa avaliação mais aprofundada sobre indicadores econômicos, operações e estrutura financeira de uma empresa. Vamos ver quais são variáveis?

Variáveis que integram a Avaliação Financeira

Além da análise de estrutura do balanço patrimonial da empresa, outras aplicações também podem ser avaliadas em conjunto como:

  • Estudo de viabilidade econômica;
  • Análise da estrutura de capitais da empresa;
  • Valuation;
  • Identificação dos indicadores mais críticos para os negócios;
  • Acompanhamento de resultados e performance econômica;
  • Avaliação de payback (retorno) de investimentos.

No balanço patrimonial, são analisados indicadores como ativo circulante, ativo não circulante, ativo imobilizado  e ativo intangível. Da mesma forma, são analisados também o passivo circulante, não circulante, além do patrimônio líquido (capital social e reservas de capital). 

Para analisar todos esses e outros resultados, é crucial organizar os dados financeiros do empreendimento, o que pode ser complexo para os gestores. Especialmente em pequenas empresas, nas quais, muitas vezes, os gestores atuam de forma mais ampla. 

Por isso, contar com uma empresa de consultoria especializada no assunto pode ajudar pequenos e médios empresários a avaliarem as finanças de suas empresa, tornando mais fácil traçar metas e planos de crescimento.

Pensando nisso, fale com os consultores da ZR Consultoria Financeira! Temos profissionais com ampla expertise para alavancar seus negócios! 

Entre em contato conosco!

José Rubens
José Rubens

José Rubens Alvarez é um economista especializado em controladoria e Curso de Gestão Financeira. Atualmente é o sócio/administrador da ZR Consultoria.

Falar com Consultor
× Falar com Consultor Empresarial