Quem Somos

A ZR Consultoria é uma empresa especializada em consultoria empresarial, voltada para o gerenciamento, planejamento e Curso de Gestão Financeira, além de prestar serviços de Controladoria, Auditoria e ….. Continue lendo…

CONTATOS

Endereço: Alameda Santos 200, 1º Cj. 11
Cep: 01418-000 | São Paulo – SP
Telefone:  (11) 5071-1391
Email:
cotato@zrconsultoria.com.br

Quais são as contas do balanço patrimonial?

Quais são as contas do balanço patrimonial

Navegue por tópicos!

O balanço patrimonial é um dos demonstrativos financeiros e contábeis mais importantes na gestão de um negócio. Ele é composto pela discriminação de ativos e passivos de uma empresa, que são divididos em categorias: circulante e não-circulante.

A elaboração do balanço patrimonial consiste em um passo-a-passo relativamente simples. Mas é preciso ter atenção redobrada na hora de preencher os dados contábeis, evitando erros que podem gerar multas futuras.

Quer saber mais sobre o que é esse documento de demonstração contábil e quais são suas contas? Continue lendo este artigo da ZR Consultoria e aumente seus conhecimentos! 

O que é balanço patrimonial?

Em resumo, o balanço patrimonial é um relatório de demonstração contábil que permite estabelecer a posição financeira, contábil e econômica de uma empresa com fins lucrativos. 

Esse documento é composto por contas, que são classificadas como ativos e passivos. 

Ativos no Balanço Patrimonial

As contas dos Ativos são listadas sempre do lado esquerdo do balanço patrimonial e em ordem decrescente. Além disso, a inclusão das contas do ativo leva em conta o nível de liquidez dos elementos patrimoniais representados. 

Lembrando que o termo liquidez refere-se ao grau de rapidez com que esses ativos podem ser convertidos em dinheiro em espécie. 

Portanto, os elementos de maior liquidez surgem no topo da lista, enquanto os itens de menor liquidez ficam por último. Veja o que é considerado, então, itens de maior liquidez, também chamados de ativos circulantes:

  • Maior liquidez: Dinheiro em caixa, contas a receber, aplicações financeiras, estoques, títulos a receber, investimentos de curto prazo e outros. 

Ativos não-circulantes

Esses ativos são os de permanência duradoura na organização, tendo papel essencial nas operações diárias de uma organização.

Esse tipo de ativo possui liquidez menor, portanto são os recursos que levarão mais tempo para serem utilizados.

  • Menos liquidez (ativos não-circulantes): Máquinas e equipamentos, produtos inacabados, investimentos de longo prazo, entre outros. 

Passivos

Nas contas do Passivo, todos os itens são discriminados no lado direito do balanço, sendo classificados em ordem decrescente de exigibilidade. 

Ademais, as contas do passivos consideram os recursos de terceiros e são classificadas segundo o vencimento de cada uma. 

Assim, as contas de maior liquidez são discriminadas no topo da coluna, da mesma forma que as contas de menor liquidez são discriminadas no final. 

Entre alguns exemplos de passivos estão:

  • Pagamentos a fornecedores;
  • Empréstimos;
  • Financiamentos;
  • Tributos e impostos a recolher;
  • Pagamento de obrigações trabalhistas e previdenciárias;
  • Participações e destinações do lucro líquido.

Patrimônio Líquido (PL) 

O Patrimônio Líquido (PL) também integra o balanço. Desse modo, por fazer parte do Passivo, o PL tem seus elementos listados do lado direito do balanço. 

No PL, as contas são decorrentes de recursos próprios:

  • Investimentos dos proprietários
  • Aplicação de capital para abertura da empresa;
  • Reserva de lucros, entre outros.  

Nesse caso, então, a conta é simples: PL crescente aponta o crescimento financeiro e mais lucros na empresa. Já o PL em queda mostra que a empresa está com menos lucros ou mais dívidas. 

Por isso, esse relatório é fundamental para o gerenciamento de qualquer negócio, ajudando na criação de estratégias sólidas de crescimento e faturamento. 

Achou complicado elaborar seu balanço patrimonial? A ZR Consultoria pode fazer isso por você! Somos especialistas em finanças empresariais, auxiliando empresas de todos os segmentos a organizarem seus negócios com eficiência! 

José Rubens Alvarez
José Rubens Alvarez

José Rubens Alvarez é um economista especializado em controladoria e Curso de Gestão Financeira. Atualmente é o sócio/administrador da ZR Consultoria.

Falar com Consultor
Falar no Whatsapp
1
Fale com um consultor!
Precisa de ajuda?
Fale agora com nosso equipe especializada.