Quem Somos

A ZR Consultoria é uma empresa especializada em consultoria empresarial, voltada para o gerenciamento, planejamento e Curso de Gestão Financeira, além de prestar serviços de Controladoria, Auditoria e ….. Continue lendo…

CONTATOS

Endereço: Alameda Santos 200, 1º Cj. 11
Cep: 01418-000 | São Paulo – SP
Telefone:  (11) 5071-1391
Email:
cotato@zrconsultoria.com.br

Qual a diferença entre Ciclo Operacional e Ciclo Financeiro de uma empresa?

Ciclo Operacional e Ciclo Financeiro

Como um empreendedor e gestor, certamente você espera que sua empresa tenha um bom desempenho financeiro

E isso, de fato, é importante para manter os negócios funcionando de forma estável e com redução de impactos negativos, seja por questões internas ou externas.

Avaliar a saúde financeira da organização de tempos em tempos é o que permite aos gestores tomar decisões assertivas – e no tempo certo. 

E uma das melhores formas de fazer essa avaliação é por meio da competência gerencial, feita pela adequada  administração do Ciclo Operacional e Ciclo Financeiro.

Para saber mais sobre esses dois tópicos e sobre a relação deles com a liquidez e a rentabilidade de um negócio, continue lendo este post da ZR Consultoria, empresa focada em consultoria financeira!

Como os Ciclos Operacional e ciclo Financeiro auxiliam na gestão financeira de uma empresa?

Tanto o Ciclo Financeiro quanto o Ciclo Operacional  possibilitam a construção de uma análise sobre aspectos como :

  • Projeção do fluxo de caixa;
  • Capital de giro de uma empresa.

Além disso, ambos os ciclos influenciam a liquidez e a rentabilidade, que se beneficiam de uma gestão eficaz do Ciclo Operacional e do Ciclo Financeiro. Lembrando que:

  • Liquidez – Facilidade de converter um ativo em dinheiro;
  • Rentabilidade – retorno esperado de um investimento descontando custos, tarifas e inflação.

Agora que você já entende a importância de tais ciclos, vamos compreender o que é cada um deles.

O que é Ciclo Operacional?

Um ciclo operacional reflete como as transações comerciais progridem em todo o processo de compra de estoque e vendas até o consumidor. 

Ou seja, o ciclo operacional também – chamado de ciclo de conversão de caixa – é o período de tempo que uma empresa leva para converter seu estoque em receita de vendas. 

Um ciclo operacional típico inclui os dias de estoque pendente antes das vendas, os dias de contas a receber pendentes antes da entrada de dinheiro e os dias de contas a pagar pendentes antes de pagamentos em dinheiro. 

Assim, quanto mais dias de estoque e contas a receber pendentes, mais longo é o ciclo operacional. 

Mas todos os dias de contas a pagar pendentes reduzem a duração total de um ciclo operacional devido ao atraso no efeito do pagamento à vista.

O que é Ciclo Financeiro?

Chamado também de Ciclo de Caixa, o Ciclo Financeiro abrange o tempo de pagamento aos fornecedores até o recebimento do valor das vendas do produto. Em resumo, é o caminho que o dinheiro percorre até o caixa da empresa. 

Assim, quanto maior for o prazo dos fornecedores, mais dinheiro a empresa terá em caixa – consequentemente, menor será o Ciclo Financeiro. Desse modo, a organização terá, por exemplo,  menor dependência de pagamento de juros bancários.

De fato, vale ter em mente que, quanto menor for o Ciclo Financeiro, mais saudável serão as finanças em seus negócios. Afinal isso mostra seu poder de negociação com os fornecedores. 

Concluindo…

O Ciclo Operacional se inicia com a compra de insumos e matéria-prima, vai para o processo de venda do produto e chega ao recebimento no caixa pelas vendas realizadas. 

Já o Ciclo Financeiro diz respeito ao pagamento dos fornecedores e vai até o momento em que o dinheiro retorna ao caixa da empresa, como forma de lucro. 

Ambos os ciclos são distintos, mas têm relação entre si e geram um forte impacto no planejamento orçamentário de qualquer companhia. 

Isso porque, sem uma comunicação regular e eficaz entre ambos os departamentos, os registros financeiros do atual Ciclo Financeiro podem não refletir com precisão as transações comerciais em constante mudança que ocorrem em cada um dos Ciclos Operacionais.

Esperamos que este artigo tenha esclarecido algumas dúvidas sobre o Ciclo Operacional e o Ciclo Financeiro

Mas, caso ainda tenha dúvidas, entre em contato com os consultores financeiros da ZR Consultoria Econômica!

José Rubens
José Rubens

José Rubens Alvarez é um economista especializado em controladoria e Curso de Gestão Financeira. Atualmente é o sócio/administrador da ZR Consultoria.

Falar com Consultor
Fale com Consultor Financeiro whatsapp