A assessoria contábil tem um papel fundamental para qualquer tipo de negócio. Afinal, seja uma MEI ou uma grande empresa, todas precisam pagar impostos e entender quais são suas obrigações fiscais e contábeis.
Sem a orientação especializada de uma assessoria contábil, os gestores menos experientes correm o risco de errar na gestão contábil. Isso, então, implica em multas e outras dores de cabeça referentes ao pagamento e recolhimento de impostos.
Por isso, se você ainda não desfruta do apoio de um consultor contábil especializado, veja alguns motivos para contratar um!
O que faz uma assessoria contábil?
Na maioria dos casos, os empreendedores estão mais habituados com a assessoria financeira. Mas esse tipo de serviço é bem diferente da assessoria voltada à contabilidade.
Enquanto a assessoria financeira orienta sobre fluxo de caixa, investimentos e organização das finanças, a assessoria para contabilidade tem outro papel.
De fato, o assessor contábil é aquele profissional qualificado para avaliar os documentos contábeis, por exemplo, os demonstrativos fiscais, livro-caixa e balanço patrimonial.
Com uma análise minuciosa, o assessor é capaz de identificar erros no registro de ativos e passivos de uma empresa.
Do mesmo modo, ele pode indicar se a sua empresa está enquadrada na natureza jurídica inadequada, o que o faz pagar mais impostos do que precisaria.
Assessoria contábil: Quais serviços são realizados?
Veja os principais serviços nos quais sua sua empresa pode obter apoio com uma consultoria em contabilidade:
Abertura de empresa
Na hora de constituir uma empresa, saber escolher o regime jurídico correto é essencial para o seu negócio. Isso pode ser a diferença entre pagar mais ou menos impostos, o que provoca mais ou menos despesas para o seu negócio.
Além disso, o assessor auxilia na mudança da natureza jurídica, pois é um profissional com experiência para atuar junto às repartições de órgãos públicos.
Ou seja, é um especialista que conhece os processos burocráticos de ponta a ponta, tendo atuação na abertura de negócios, fusões, incorporações e até fechamentos de empresas.
Escrituração contábil
Assessoria contábil organiza todas as etapas da escrituração contábil, que envolvem:
- A organização de documentos;
- A conciliação bancária;
- O registro das movimentações;
- A emissão dos livros contábeis;
- A emissão de balancetes mensais;
- Conferência de débitos e créditos.
Vale lembrar que, de acordo com o Decreto nº 6.022/2007, pode-se substituir os os livros impressos pelo SPED fiscal (Sistema Público de Escrituração Digital).
Gestão de RH
Assessoria contábil também pode auxiliar nas tarefas e obrigações do departamento pessoal de uma empresa. Entram nessa aparte a gestão da folha de pagamento, além de:
- Livro de registro do empregado;
- Emissão da guia de Recolhimento do FGTS;
- Obrigações acessórias: GPS – Guia da Previdência Social, CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho, PPP – Perfil Profissional Previdenciário, DIRF – Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte, entre outros.
Serviços tributários e fiscais
Sem dúvida, essa é uma das áreas mais importantes e burocráticas da contabilidade, exigindo do profissional amplo conhecimento e atenção quanto ao cumprimento das obrigações fiscais.
Os serviços tributários e fiscais contemplam desde o preenchimento das guias de impostos, incluindo também o planejamento tributário da empresa. O planejamento é um documento fundamental, que orienta a organização em toda a sua jornada de negócios.
A ZR Consultoria Econômica e Financeira pode orientar sua empresa em todas essas atividades. Entre em contato conosco e conheça os nossos serviços!