Quem Somos

A ZR Consultoria é uma empresa especializada em consultoria empresarial, voltada para o gerenciamento, planejamento e Curso de Gestão Financeira, além de prestar serviços de Controladoria, Auditoria e ….. Continue lendo…

CONTATOS

Endereço: Alameda Santos 200, 1º Cj. 11
Cep: 01418-000 | São Paulo – SP
Telefone:  (11) 5071-1391
Email:
cotato@zrconsultoria.com.br

Redução de custos: Saiba como diminuir os gastos de suas empresa

Redução de custos: Saiba como diminuir os gastos de suas empresa

Navegue por tópicos!

Redução de custos: um conceito tão simples de mencionar, mas às vezes tão complexo de colocar em prática. Para algumas empresas, reduzir custos é um enorme desafio, que envolve múltiplos fatores. 

Primeiramente, quais custos cortar do orçamento? Como selecionar os tópicos de menor prioridade, entre tantos gastos necessários? 

E como, efetivamente, aplicar a estratégia de redução sem impactar departamentos, mão de obra e o desenvolvimento da empresa?

Por tantas dúvidas assim é que a ZR Consultoria está aqui para esclarecer alguns pontos e oferecer dicas preciosas sobre a redução de custos empresariais! 

Continue lendo este artigo e aproveite cada informação para dar um novo ritmo aos seus negócios! 

Redução de custos não significa “empresa em crise”

A primeira ideia que vem à mente dos empresários quando os consultores financeiros falam sobre cortar gastos é a dificuldade das organizações em pagar suas contas.

Mas uma coisa não tem nada a ver com a outra e é essencial deixar de lado, nesses momentos, os medos pré-concebidos. De fato, cortar gastos é um processo natural e que deve ser praticado de tempos em tempos. 

Isso certamente ajuda as companhias a filtrarem melhor onde aplicar o dinheiro, ou seja, onde investir para ter melhores retornos.  

Portanto, imagine esse corte de custos como o “feng shui” nas finanças empresariais. E para filtrar o gasto que deve ou não ser banido das finanças, vamos às dicas abaixo! 

Planejamento

A cada ano, os gestores preparam o planejamento empresarial financeiro, um guia que ajuda a nortear objetivos de crescimento e investimentos. 

Além disso, esse planejamento tem a finalidade de auxiliar os gestores a identificarem pontos onde o dinheiro está escoando facilmente. Assim, é sobre esses pontos que a gestão financeira deve atuar com mais precisão e foco. 

Acompanhe as despesas com diligência

Você precisa entender seus custos históricos antes de planejar o futuro. Isso requer, então, a coleta de dados de maneira eficaz.

Tenha em mente que o acompanhamento de seus custos não deve ser uma reflexão tardia. Ele precisa, portanto, ser parte integrante de suas operações contínuas. 

Gerencie os custos variáveis

Observe as despesas variáveis anteriores da sua empresa e calcule a porcentagem de vendas que elas representam. As porcentagens históricas fornecem um bom indicador de custos futuros potenciais. 

Além disso, fornece uma boa referência que você pode usar para manter esses custos alinhados com a atividade de venda.

Adote a política “sem papel”

Muitas empresas estão conseguindo cortar gastos com atitudes simples, como reduzir o uso do papel nas atividades de rotina. Então, você pode trocar os formulários e fichas de papel por formulários online.

Alguns desses formulários online são disponibilizados por plataformas tecnológicas gratuitas, oferecendo mais eficiência ao seu negócio. 

Consultor financeiro: seu aliado na gestão de custos organizacionais 

Você ainda tem muita dificuldade em identificar os pontos de corte de gastos em sua organização? Talvez você precise contar com a ajuda e a experiência de um consultor de finanças.

Por estarem do lado de fora do “olho do furacão”, os consultores conseguem alinhar melhor as necessidades e expectativas dos clientes. Do mesmo modo, os consultores têm experiência sobre  quais cortes de gastos serão realmente efetivos para as empresas.

Isso é um conhecimento fundamental, já que muitas vezes os empreendedores perdem tempo e oportunidades reduzindo investimentos, em vez de reduzirem gastos, de fato. 

Aliás, isso é importante: separe bem investimentos de gastos. Existem certos cortes que vão prejudicar sua empresa, ainda que seja apenas no longo prazo.

Por exemplo: corte de investimentos em inovação de produtos, em tecnologia, em recursos humanos capacitados, etc.

Por isso, para não cometer equívocos, chame um consultor qualificado para te orientar. Conte com a ZR Consultoria Financeira!

José Rubens Alvarez
José Rubens Alvarez

José Rubens Alvarez é um economista especializado em controladoria e Curso de Gestão Financeira. Atualmente é o sócio/administrador da ZR Consultoria.

Falar com Consultor
Como lidar com clientes inadimplentes?
Blog

Como lidar com clientes inadimplentes?

Todo empresa, em praticamente todo segmento, tem alguns clientes inadimplentes. Pode parecer exagerado, mas se a inadimplência ainda não atingiu sua empresa, um dia ela

O que é uma auditoria Contábil?
Blog

O que é uma auditoria Contábil?

A gestão eficiente da contabilidade de uma empresa é fundamental para organizar e manter a saúde financeira dos negócios. Por isso, a auditoria contábil é