Quem Somos

A ZR Consultoria é uma empresa especializada em consultoria empresarial, voltada para o gerenciamento, planejamento e Curso de Gestão Financeira, além de prestar serviços de Controladoria, Auditoria e ….. Continue lendo…

CONTATOS

Endereço: Alameda Santos 200, 1º Cj. 11
Cep: 01418-000 | São Paulo – SP
Telefone:  (11) 5071-1391
Email:
cotato@zrconsultoria.com.br

Reserva financeira para empresas, como planejar?

Reserva financeira para empresas, como planejar

Navegue por tópicos!

Em inúmeros casos, podemos dizer que as empresas seguem o mesmo padrão de gestão de finanças domésticas. Assim como  muitas pessoas não fazem reserva financeira pessoal para um momento de necessidade, muitas empresas também mantêm esse comportamento.

Um comportamento que, obviamente, reflete a má gestão dos empreendedores quando o assunto é poupar recursos e saber como maximizá-los. 

Segundo pesquisa do SPC Brasil e da CNDL, 65% dos brasileiros não possuem reserva de dinheiro para emergências. Além disso, 64% apostam em aplicações de baixa rentabilidade, como a poupança.

Se você também está nesse grupo, está na hora de virar o jogo e começar a planejar o futuro da sua empresa. Neste artigo da ZR Consultoria, veja dicas para aprender a planejar sua reserva financeira empresarial! 

O que é a reserva financeira empresarial?

Em resumo, a reserva financeira empresarial é um montante, em dinheiro, que deve ser guardado, ou melhor: aplicado. E, de preferência, essas aplicações devem ocorrer em investimentos de curto prazo e de maior liquidez. 

Assim, sua empresa pode contar com esse recurso financeiro no momento em que mais precisar e de forma rápida. Aliás, é  a possibilidade de resgate rápido que permite às empresas poderem estar a salvo nas emergências financeiras.

A reserva em algum tipo de aplicação possui duas vantagens. Primeiramente, seu dinheiro não fica parado na poupança, que apresenta rendimento mensal inferior a 0,50% atualmente. 

Em segundo lugar, evita que os gestores do negócio utilizem todo o lucro com gastos supérfluos e que não vão beneficiar o negócio. Por exemplo, com investimentos em maquinários e em mão de obra para a empresa crescer a operação.

Por que ter uma reserva para sua empresa?

A resposta mais simples e direta é: porque você nunca saberá quando precisará salvar sua empresa de alguma dificuldade. 

No período de pandemia, observamos muitos negócios fecharem as portas porque não tinham condições de manter as operações funcionando. 

De fato, a pandemia gerou uma crise econômica e impactou negativamente todos os nichos de mercado. 

Mas a pergunta é: se todas as empresas que deixaram de existir tivessem uma reserva financeira, será que precisariam encerrar suas atividades e até pedir falência? 

Portanto, a reserva financeira empresarial não é luxo, é necessidade! 

Como fazer a reserva então? 

Primeiramente, você precisa contar com seu senso de organização e de planejamento financeiro. Não é possível ter reserva de dinheiro se você não sabe quais são as despesas fixas e variáveis do seu negócio.

Então, mantenha em uma planilha ou em um sistema de gestão esses dados de despesas mensais. Além disso, o controle de fluxo de caixa deve ser eficiente. Assim, você identifica o quanto sua empresa vende e lucra mensalmente. 

Sabendo o quanto o seu negócio lucra de modo líquido, pense na margem (percentual) que pretende aplicar em investimentos. Mas é importante lembrar que, a partir do investimento, tente “esquecer” que esse dinheiro existe.

Resgate-o apenas em um momento de emergência, e nunca para pagar contas pessoais ou fazer negócios arriscados.

No mais, seja fiel ao seu planejamento e, se precisar, conte com a experiência da ZR Consultoria para te auxiliar em todos esses passos. 

Fale conosco!  

José Rubens Alvarez
José Rubens Alvarez

José Rubens Alvarez é um economista especializado em controladoria e Curso de Gestão Financeira. Atualmente é o sócio/administrador da ZR Consultoria.

Falar com Consultor
O que é uma auditoria Contábil?
Blog

O que é uma auditoria Contábil?

A gestão eficiente da contabilidade de uma empresa é fundamental para organizar e manter a saúde financeira dos negócios. Por isso, a auditoria contábil é