O processo de tomada de decisão é fundamental para que os gestores consigam administrar suas empresas, construindo uma jornada de sucesso.
No entanto, nem sempre é fácil tomar decisões que causam impactos e podem mudar totalmente o rumo do negócio.
A boa notícia é que existem cinco etapas, ou cinco pilares, que auxiliam os empreendedores a tomarem as decisões mais certas para as suas corporações.
Mas se você não conhece bem essas cinco etapas, a ZR Consultoria Financeira vai contar tudo neste artigo!
Tomada de decisão: o que é?
O tempo os gestores e donos de empresas precisam tomar decisões para conduzir os negócios.
Isso envolve desde questões mais simples até assuntos complexos, que atingem diretamente os lucros e a capacidade de geração de novos negócios.
Mas são essas decisões estruturadas que permitem encontrar oportunidades e mitigar riscos dentro de uma organização. Em alguns casos, as decisões são baseadas em intuição ou “achismo”, o que é muito comum nos pequenos negócios.
Contudo, quando falamos de grandes decisões que podem afetar o futuro de uma empresa, não há espaço para achismo.
As decisões assertivas dependem de avaliação de números, de dados e da performance da empresa ou do seu mercado de atuação.
Além disso, é possível ter como base as 5 etapas que elencamos neste artigo. Veja quais são!
Etapas do processo de tomada de decisão
Reconhecimento do problema
Na maior parte das vezes, a tomada de decisão está atrelada à resolução de desafios ou problemas. Por isso é importante identificar que há um problema e reconhecer a causa do problema.
Apenas desse modo será possível avaliar se a decisão definida por um líder ou pelo grupo é a solução adequada para um determinado obstáculo que impede o crescimento da empresa.
Coleta e uso de dados
Sem ter informações relevantes em mãos fica bem difícil ter a base de conhecimento necessária para tomar uma decisão.
Por essa razão muitas empresas aproveitam pesquisas de clima organizacional, programas de endomarketing e outras ferramentas para coletar dados.
Então, já com os dados coletados e compilados, os gestores podem dar andamento a uma análise mais detalhada sobre o cenário atual e sobre quais ações são mais importantes em cada etapa de resolução do problema.
Identificação das alternativas
Depois de avaliar estatísticas, fatos e outros detalhes, você já poderá pensar sobre as alternativas para solucionar um determinado problema.
Nesta etapa, vale portanto fazer um brainstorm com todas as ideias sugeridas por seus colaboradores.
Escolha e aplicação da alternativa ideal
Esta talvez seja uma das etapas mais difíceis, já que a escolha errada da alternativa que visa corrigir um problema ou apontar uma nova direção para os negócios pode fazer tudo ir por água abaixo.
Por isso, o mais indicado é que se faça uma projeção de acordo com cada alternativa, o que ajuda prever o resultado de cada ação no futuro.
Acompanhamento dos resultados
Depois de tomar uma decisão e implementar as ações desejadas, chegou a hora de acompanhar os resultados e checar se foram positivos ou negativos.
Todas essas etapas devem ser descritas no planejamento empresarial do seu negócio, facilitando todo o processo de tomada de decisão.
E a ZR Consultoria Financeira tem expertise para elaborar o plano empresarial que a sua empresa precisa para crescer mais sólida!