Quem Somos

A ZR Consultoria é uma empresa especializada em consultoria empresarial, voltada para o gerenciamento, planejamento e Curso de Gestão Financeira, além de prestar serviços de Controladoria, Auditoria e ….. Continue lendo…

CONTATOS

Endereço: Alameda Santos 200, 1º Cj. 11
Cep: 01418-000 | São Paulo – SP
Telefone: 11 5071-1391
Email:
cotato@zrconsultoria.com.br

Troca de crédito: saiba como renegociar as dívidas da sua empresa

renegociar dividas da empresa

Faz parte da gestão econômica empresarial saber promover a saúde financeira da empresa. Pensando nisso, algo que incomoda muitos gestores é o grande volume de dívidas , a dificuldade de renegociar as dívidas e sua consequente incapacidade de quitá-las. 

De fato, as dívidas extrapolantes são obstáculos que impedem o crescimento das pequenas empresas e geram muita dor de cabeça aos empreendedores.

Se você tem dívidas (cartão de crédito, bens de consumo, cheque especial, etc) que estão tirando o seu sossego, continue lendo este artigo da ZR Consultoria Financeira EmpresarialVamos lhe ensinar alguns passos para renegociar suas dívidas o que você deve junto ao seu credor!

Renegocie suas dívidas e livre-se dos pesadelos!

A crise econômica que começou em 2016 ainda deixa sequelas. Decerto, as dívidas crescentes fazem parte da realidade da maioria dos brasileiros, empresários ou não. 

Assim, o que mais se vê atualmente são pessoas encurraladas por dever no cartão de crédito, vendo os juros aumentarem de forma exorbitante. Da mesma forma, há quem não consiga pagar o carro comprado ou o imóvel financiado.

Para sair de uma situação como essa, o primeiro passo é tentar renegociar suas dívidas junto aos credores. Ou seja, você precisa trocar a dívida que você tem hoje por uma menor – e, de preferência, que consiga pagá-la.

Você já parou para organizar suas dívidas? 

Caso não saiba exatamente onde o “calo aperta”, siga um conselho: liste suas dívidas. Comece listando a partir da dívida de menor valor para a de maior valor. Então, coloque prioridades de pagamento. 

Por final, liste também as dívidas as quais você não consegue mais quitar. Assim, todo esse processo o ajudará a mapear as pendências para, então, poder analisar a melhor solução para não deixar a bola de neve aumentar.

Adicionalmente, avalie também o Custo Efetivo Total (CET) de cada linha de crédito, que mostra os encargos financeiros somados as tarifas do banco inseridos na dívida. Desse modo, você irá avaliar com cuidado as taxas cobradas. 

Então, após fazer uma somatória das suas dívidas, proponha realizar o pagamento à vista, caso tenha condições. Assim, você reduz juros e encargos e consegue economizar.  Do contrário, se não puder pagar à vista, proponha parcelas em menor número de prestações, com a mesma finalidade de reduzir os juros mensais. 

Como a troca de crédito pode te ajudar a quitar suas dívidas?

Regulamentada pela Resolução nº 4.292, a troca de dívida é conhecida também como portabilidade de crédito. Portanto, isso significa que o cliente pode trocar seu contrato de crédito atual com seu banco por outro contrato, que lhe dê melhores condições de quitação.

Em suma, as melhores condições de quitação podem ser relativas tanto aos juros cobrados quanto ao número e valor de parcelas. Logo, a portabilidade funciona da seguinte forma: o cliente deve solicitar a portabilidade junto ao banco ou à instituição financeira que deseja migrar sua dívida. 

O ideal é que você escolha a instituição com as taxas de juros mais atrativas, aproveitando inclusive, campanhas específicas que os bancos realizam. Na troca de crédito, a dívida não é quitada por você e, sim, por meio de transferência bancária, efetuada pelo novo banco. 

Vamos destacar neste post que renegociar dívidas não é um bicho de sete cabeças!

Aliás, ter dívidas faz parte do consumo, mas elas não podem se tornar impossíveis de pagar. Se você busca uma forma viável de organizar a saúde financeira da sua empresa ou do seu lar, fale com a ZR Consultoria!

Podemos te orientar na busca das soluções ideais para quitar suas dívidas e devolver o fôlego financeiro que seus negócios precisam. 

 

José Rubens
José Rubens

José Rubens Alvarez é um economista especializado em controladoria e Curso de Gestão Financeira. Atualmente é o sócio/administrador da ZR Consultoria.

Falar com Consultor
× Falar com Consultor Empresarial