Quem Somos

A ZR Consultoria é uma empresa especializada em consultoria empresarial, voltada para o gerenciamento, planejamento e Curso de Gestão Financeira, além de prestar serviços de Controladoria, Auditoria e ….. Continue lendo…

CONTATOS

Endereço: Alameda Santos 200, 1º Cj. 11
Cep: 01418-000 | São Paulo – SP
Telefone: 11 5071-1391
Email:
cotato@zrconsultoria.com.br

Você escuta o que seu cliente tem a dizer? Entenda a importância da retenção!

importância da retenção

Em todos os empreendedores que já iniciaram sua jornada empresarial ou que pensam em ingressar nela há uma característica unânime: todos se preocupam em atrair clientes

Então, grande parte das estratégias comerciais, de marketing e até financeiras se concentram em atrair os olhos do consumidor. Em meio a esses esforços, uma outra etapa às vezes fica esquecida: a retenção de clientes.

Assim, fica a pergunta da ZR Consultoria: o que você faz para reter seus clientes? Cria promoções? Facilita as condições de pagamento? Investe em bom atendimento pré-venda? De fato, todas essas ações podem ajudar na retenção por tempo determinado. 

Contudo, você já se perguntou quantas vezes parou para escutar com cuidado o que seu cliente tem a dizer sobre você, sobre sua marca e sobre os seus produtos ou serviços? 

Se a resposta é “não” ou “depende”, continue lendo este artigo da ZR Consultoria Financeira Empresarial e descubra o quanto ouvir seu cliente pode gerar muitos benefícios e diferenciais para sua empresa! 

O que é, de fato, a retenção de clientes?

Antes de abordarmos especificamente a importância do relacionamento com seu cliente, de ouvi-lo e entender as necessidades dele, vamos compreender o que é a retenção de clientes.

Em suma, a retenção tem muito a ver com a fidelização de clientes. Ou seja, fazer com que eles permaneçam consumindo seus produtos e serviços com frequência.

Além disso, a retenção positiva significa que seu cliente sempre volta a te procurar porque ele sente confiança em você. E porque ele acredita que o seu produto ou serviço é o que ele realmente precisa naquele momento.

Assim, a retenção positiva depende de engajamento, de relacionamento e de empatia.  No entanto, nessa tentativa de encantar e reter seus consumidores, tome cuidado para não praticar a retenção negativa, na qual reter um certo perfil de cliente nem vale o investimento da empresa.

E, mais uma dica: não condicione suas estratégias de retenção apenas com base em descontos e promoções. Decerto, tais ações “prendem” o cliente apenas um determinado tempo e ainda pode lhe render prejuízos financeiros futuros. 

Entender as necessidades vs atender as necessidades 

Você tenta entender melhor o perfil do seu cliente e as necessidades dele? Como faz isso? Existem várias formas de descobrir do que seu cliente gosta e necessita. 

A primeira dica é usar as redes sociais em seu favor! Seu cliente está lá e faz diversos comentários sobre seus produtos e serviços ou sobre produtos e serviços similares ao seu. Portanto, monitore e fique atento!

As pesquisas de satisfação e programas de fidelidade também são recursos que você pode utilizar em sua estratégia de retenção.

Contudo, lembre-se de que nada adianta descobrir e entender necessidades se você não colocar seus planos de um bom atendimento em prática!

Às vezes, é o pré-atendimento que conta. Em outros casos, é o pós-atendimento que pode ser a “cereja do bolo” para trazer seu cliente para mais pertinho da sua empresa.

Reter clientes para aumentar lucros e ganhar autoridade no mercado

Talvez mais do que a atração, a retenção dos consumidores é primordial para que sua empresa mantenha um bom nível de vendas constante. Por consequência, quanto mais vende, mais aumento de lucros sua organização gera. 

Além disso, há outro aspecto importante que a retenção de clientes oferece aos seus negócios: o ganho de autoridade no mercado.

Já pensou ser considerado “o top dos tops”? Aquela empresa que inspira credibilidade, oferece bom atendimento e produtos de qualidade? 

Essa empresa pode ser a sua! E chegar lá fica bem mais fácil quando uma empresa de consultoria financeira está do seu lado para superar grandes desafios. 

A ZR é uma empresa de gestão e consultoria financeira que pode te auxiliar a criar e gerir seu planejamento empresarial com foco em retenção de clientes e aumento de vendas e lucros.

Fale conosco e conheça mais sobre o nosso trabalho e nossos cases de sucesso!

José Rubens
José Rubens

José Rubens Alvarez é um economista especializado em controladoria e Curso de Gestão Financeira. Atualmente é o sócio/administrador da ZR Consultoria.

Falar com Consultor
Fale com Consultor Financeiro whatsapp